Estou a 9 anos ou há 9 anos? Verifique isto – Estou a 5 anos ou há anos


Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.As duas expressões referem-se ao tempo. Não há diferença em sua pronúncia, mas as escritas trazem significados opostos. Enquanto uma diz respeito ao passado, a outra relaciona-se com o futuro. Usa-se o verbo haver para se referir a um tempo passado ou decorrido.

O a indicará sempre tempo futuro: Daqui a pouco, começaremos a prova. Ou distância: O carro ficou a menos de três metros do precipício. Já o há, forma do verbo haver, indica tempo passado: Ele foi embora há alguns dias.

Então, escolha: Há 9 anos ou 9 anos atrás.

Faz 3 anos ou há 3 anos

Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.Utilizamos “a dois anos” para nos referir ao tempo futuro, ou seja, algo que ainda está para acontecer em um tempo estimado de dois anos.Há anos é a forma mais usada, indicando tempo passado, ou seja, tempo que já decorreu: Eu não o vejo há anos! A anos é utilizado quase sempre com a preposição daqui, indicando tempo futuro, ou seja, que ainda não decorreu: Só daqui a anos saberemos a verdade.

  Que horas é o jogo de hoje do Neymar? Verifique isto - Que hora Neymar vai jogar hoje

Quando nos referimos a um tempo passado, cinco anos atrás, empregamos o verbo “haver”, que indica tempo decorrido e, sendo impessoal, não é flexionado: tanto faz que se trate de uma hora ou de quinhentos anos, fica sempre no singular. Há cerca de cinco anos, ingressei no mercado de trabalho.

Quando se usa a A e há

A: A mãe foi a pé. Á: A água está fria. À: Hoje à noite iremos à praia. Há: Há quantos anos não te via!

Ocorre também quando o verbo haver indica tempo passado, sendo sinônimo de faz ou tem:

  • Há quanto tempo!
  • Há muitos anos que não te via.
  • Estou esperando há vinte minutos.
  • Já sou veterinária há quatro anos.
  Porque a água de Portugal resseca o cabelo? Verifique isto - Porque a água de Portugal cai o cabelo

A construção correta é há dez anos. O verbo haver traz consigo o sentido de «tempo decorrido», pelo que a ideia de passado já está absolutamente clara nesta expressão.Há anos é a forma mais usada, indicando tempo passado, ou seja, tempo que já decorreu: Eu não o vejo há anos! A anos é utilizado quase sempre com a preposição daqui, indicando tempo futuro, ou seja, que ainda não decorreu: Só daqui a anos saberemos a verdade.

Há anos é a forma mais usada, indicando tempo passado, ou seja, tempo que já decorreu: Eu não o vejo há anos! A anos é utilizado quase sempre com a preposição daqui, indicando tempo futuro, ou seja, que ainda não decorreu: Só daqui a anos saberemos a verdade.

  Qual foi o resultado do jogo do Atlético do Paraná ontem? Verifique isto - Quanto o jogo do Galo

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

“No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.

Foram 4 anos ou foi 4 anos

A maneira certa de escrever é foram, com “m” no final. Ela indica a ação de alguém ou uma característica de determinada pessoa.Há anos é a forma mais usada, indicando tempo passado, ou seja, tempo que já decorreu: Eu não o vejo há anos!Há é usado para indicar tempo passado. A é usado para indicar tempo futuro.